Pergunte D'Mine: Qual é o pior tipo de diabetes? - Linha de saúde 2022 (2022)

Precisa de ajuda para navegar a vida com diabetes? Você sempre pode Ask D'Mine! Seja bem-vindo novamente a nossa coluna de Q & A semanal, hospedada pelo veterano tipo 1, autor e educador de diabetes Wil Dubois. Esta semana, Wil aborda essa questão universal de "quem piorou?" quando se trata de diabetes. Nós nunca gostamos de comparar as condições, mas esta questão continua a surgir, e, como de costume, Wil fez sua lição de casa. Então, continue lendo!

{ Tens suas próprias perguntas? Envie-nos um email para AskDMine @ diabetesmine. com om }

Pergunte D'Mine: Qual é o pior tipo de diabetes? - Linha de saúde 2022 (1)

Amy, tipo 1 de Wisconsin, pergunta: Quais são as descobertas sobre quais "marca" de diabetes - tipo 1 ou tipo 2 - tem mais complicações , ou tem complicações graves com mais freqüência? existe alguma pesquisa por aí que as complicações monitoradas para cada tipo separadamente? Eu olhei e não encontrei nada … mas você é o mestre; Se estiver por aí, estou certo de que pode dar as suas mãos!

Wil @ Ask D'Mine responde: Você está certo de que uma boa pesquisa é difícil de encontrar neste assunto, e as paixões sobre isso correm muito alto. Nada parece ter tipo 1s e tipo 2s nas gargantas uns dos outros mais rapidamente do que a pergunta "quem é pior".

Pergunte D'Mine: Qual é o pior tipo de diabetes? - Linha de saúde 2022 (2)

Agora, todas as outras coisas sendo iguais, o açúcar na corrente sanguínea é igualmente tóxico para T1s e T2s. Sabemos que pode destruir seus olhos, rins, terminações nervosas e praticamente tudo o resto em seu corpo. E em qualquer tipo 1 ou tipo 2, se você pode normalizar seu açúcar no sangue, você é imune em grande parte a esses efeitos tóxicos (sim, eu sei que é mais fácil dizer do que fazer). Então, em teoria, os dois tipos de diabetes devem estar em pé de igualdade.

Mas eles não são. Mais sobre isso em um minuto. Mas primeiro eu quero falar um pouco mais sobre quem piora.

Sendo o tipo 1 eu mesmo, e trabalhando com um número razoável de outros tipos 1, e muito mais tipo 2 por muitos anos, acho que estou qualificado para indicar qual é "pior". Com o risco de ser viva - um destino comum para os colunistas - eu teria que votar em que o T2 fosse a variedade mais desagradável. Aguarde, agora! Me ouça. E então, vamos ver o pouco de evidência científica que temos e ver se isso me ajuda ou não.

Eu conheço todos os argumentos para por que o tipo 1 é "pior". DKA pode matá-lo agora. Uma hipótese pode matá-lo agora. É implacável nas suas responsabilidades de gestão, etcétera, etcétera, etcétera. Mas esses são todos temas relacionados ao medo e ao esforço - realmente m

Pergunte D'Mine: Qual é o pior tipo de diabetes? - Linha de saúde 2022 (3)

questões de estilo de vida mais do que fatores de risco biológicos reais. Eles são reais na medida em que afetam nossas vidas, não estou descontando isso. Mas por qualquer motivo, o tipo 2 parece vir com uma maior variedade de comorbidades que coletivamente se tornam um desafio maior para gerenciar e parecem levar a resultados mais desfavoráveis.

Os tipos 2 sofrem maiores níveis de obesidade, hipertensão, hiperlipidemia, depressão e várias inflamações do que nós tipo 1s. Na verdade, novas evidências sugerem que o tipo 2 é realmente uma doença inflamatória, em vez de uma síndrome de resistência à insulina, como se pensava anteriormente. Se isso for verdade, isso pode explicar os efeitos mais amplos do diabetes tipo 2 nos corpos das vítimas.

Mas você me pediu para identificar "descobertas" e pesquisas, para não apenas dar uma opinião. E você estava especificamente interessado em complicações, não dificuldade de gerenciamento - embora exista uma conexão entre os dois.

O que a ciência realmente pode nos dizer? Bem, é complicado, é claro. Mas aqui vamos …

Quando se trata de mortalidade pura, o tipo 2 é o grande assassino. Anualmente, cai mais de 3, 060 000 pessoas em todo o mundo (o equivalente a eutanásia a toda a população do estado de Iowa a cada ano), enquanto o tipo 1 tira aproximadamente 340 mil de nós. Claro, você deve lembrar que nós tipo 1s são uma população minoritária no universo do diabetes. Onde na Terra eu recebi esses números? Da ficha informativa da Diabetes da Organização Mundial da Saúde. Mas precisamos examinar mais do que apenas o número total de mortes para ver qual diabetes é mais perigosa. Nós também precisamos olhar para a expectativa de vida, é amplamente publicado que nós tipo 1s têm uma vida útil muito mais curta do que o tipo 2s.

Mas nós?

Tipo 2s, de acordo com a pesquisa do Diabetes UK, pode esperar uma redução de década na expectativa de vida sobre "normais de açúcar". O mesmo relatório afirma que o tipo 1 "tradicionalmente" teve uma redução de em vida de 20 anos, mas que isso pode ter aumentado com melhorias modernas no tratamento do diabetes (isso pressupõe mudanças na política do governo e no seguro de saúde não remova esses ganhos recentemente reconhecidos).

Por que o fechamento do intervalo de vida está para o tipo 1 ainda estável para o tipo 2? Eu acho que se trata das qualificações médicas dos docentes que nos tratam. A maioria dos tipos 1 no mundo desenvolvido estão sob os cuidados de especialistas, e muitas vezes têm acesso a uma equipe: endos, ofícios dos olhos, nutricionistas, educadores e muito mais. A maioria dos tipos 2 estão sob os cuidados de um único documento de atenção primária. Nada contra pessoas de cuidados primários, mas eles simplesmente não têm o tempo e os recursos que a especialidade faz.

Mas aguarde. Também não é tão simples.

Onde você adquire a sua diabetes a respeito de quão ruim suas complicações se tornam, independentemente do tipo. Ambos, no mundo em que você mora, e onde você está na escala socioeconômica do seu país, afeta muito seus resultados de diabetes. O diabetes é uma doença social - mas esse é um assunto para outro dia.

Claro: se você não tem acesso a medicamentos, você fará pior. Se você é muito pobre para ver um médico, você fará pior. Se o seu médico não sabe o que está fazendo, você fará pior. Se você nunca tiver a oportunidade de ver um educador, como você pode aprender a cuidar de si mesmo?Mas essas relações sombrias entre ambiente e resultados não iluminam a biologia subjacente dos dois sabores primários da diabetes.

Mas isso acontece: as crianças que recebem o tipo 2 têm complicações mais complexas do que as crianças da mesma idade com o tipo 1 - mesmo quando as crianças de tipo 2 tiveram diabetes por um menor período de tempo. Quanto mais complicado e quanto tempo mais curto? Um estudo clássico mostrou que as crianças de tipo 2, depois de terem diabetes um mero 1. 3 anos, em média, tinham mais do dobro das taxas de microalbuminúria e hipertensão do que as crianças tipo 1 que eram membros do clube mais de cinco vezes mais. Para aqueles de vocês que esqueceram, a microalbuminúria é o canário na mina de carvão quando se trata de insuficiência renal. Esse estudo mostrou taxas semelhantes de neuropatia entre os dois tipos, e a única complicação que foi mais comum em crianças de tipo 1 foi o dano ocular.

Assim, pelo menos na juventude, o tipo 2 é claramente mais agressivo no curto prazo.

Mais recentemente, um novo estudo que analisou os resultados a longo prazo (definidos como 25 anos) entre os jovens do tipo 1 e do tipo 2 que receberam diabetes na mesma idade concluiu com uma sentença tão cientificamente relaxante que Eu tenho que citá-lo: "O diabetes juvenil de tipo 2 tem maior mortalidade e letalidade em comparação com a diabetes tipo 1 em idades de início semelhantes".

Algo único pode estar acontecendo com a juventude. Talvez a mistura de diabetes com p

Pergunte D'Mine: Qual é o pior tipo de diabetes? - Linha de saúde 2022 (4)

uberty exceda o tipo 2. Esta é uma das poucas áreas onde eu poderia encontrar algo perto de uma comparação cabeça-a-cabeça entre os dois sabores, e é muito claro que o tipo 2 é Os mais perversos do par: ambos nas corridas curta e longa.

Ainda não temos estudos comparando resultados entre adultos dx'd tipo 1s e tipo 2s, ou se o fizermos, não consegui encontrá-los. Ainda assim, dado que as complicações ocorrem mais rapidamente no tipo 2 do que os tipos 1s da mesma idade, mesmo que os filhos do tipo 1 tivessem diabetes por mais tempo; e dado que vemos mais tipos 2 morrendo em comparação com o tipo 1 que obtiveram diabetes na mesma idade, acho que podemos dizer que as complicações (eu tenho certeza que você concordará que a morte é a última complicação) são pior para o tipo 2 do que para tipo 1s.

Então, há a evidência, como a temos. O alto nível de açúcar no sangue é tóxico, não importa como você o obtenha. Quanto mais pobre você for, mais provável é que você não tenha os recursos e o acesso necessários para controlá-lo. Ambos os tipos são difíceis de controlar. Olhar para estudos de jovens parece ser a melhor maneira de remover as muitas camadas de problemas sociais, políticos, econômicos e de estilo de vida que podem confundir os dados. A menos que a juventude confira algum fator mais perverso ao tipo 2 que não acontece nos adultos (uma possibilidade), é bastante claro que o tipo 2 é a doença mais complicada: gera complicações mais rapidamente do que o tipo 1 e reduz a vida útil mais.

Mas, na verdade, a conclusão é que qualquer tipo é uma merda e não podemos reduzir as tensões emocionais, psicológicas e financeiras de viver com diabetes.Qual é o pior tipo de diabetes?

Eu acho que o pior tipo de diabetes é o tipo que você possui.

Qualquer tipo que seja.

Esta não é uma coluna de aconselhamento médico. Nós somos PWD livremente e abertamente compartilhando a sabedoria de nossas experiências coletadas - o nosso been-there-done - que o conhecimento das trincheiras. Mas não somos MDs, RNs, NPs, PAs, CDEs ou perdizes em pereiras. Bottom line: somos apenas uma pequena parte de sua receita total. Você ainda precisa do conselho profissional, tratamento e cuidado de um profissional médico licenciado.

Disclaimer : Conteúdo criado pela equipe da Diabetes Mine. Para mais detalhes clique aqui.

Disclaimer

Este conteúdo é criado para Diabetes Mine, um blog de saúde do consumidor focado na comunidade de diabetes. O conteúdo não é revisado por médicos e não adere às diretrizes editoriais da Healthline. Para mais informações sobre a parceria da Healthline com Diabetes Mine, clique aqui.

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Arielle Torp

Last Updated: 10/21/2022

Views: 6657

Rating: 4 / 5 (41 voted)

Reviews: 88% of readers found this page helpful

Author information

Name: Arielle Torp

Birthday: 1997-09-20

Address: 87313 Erdman Vista, North Dustinborough, WA 37563

Phone: +97216742823598

Job: Central Technology Officer

Hobby: Taekwondo, Macrame, Foreign language learning, Kite flying, Cooking, Skiing, Computer programming

Introduction: My name is Arielle Torp, I am a comfortable, kind, zealous, lovely, jolly, colorful, adventurous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.