Que fenômenos ocorrem na troposfera: descrição, composição, altitude e temperatura - O meio ambiente 2022 (2022)

A vida no planeta Terra é impossível sem a atmosfera, os gases que respiram todos os seres vivos, incluindo o homem. Este envelope de ar consiste em várias camadas, sendo a mais importante e mais estudada a troposfera. Seu valor é muito grande, porque é aqui que a vida das pessoas e da maioria dos seres vivos flui, e quase todo o ar atmosférico está concentrado. Qual é a troposfera e que fenômenos ocorrem nela?

Definição da troposfera: localização e características

A troposfera é a atmosfera da Terra, a camada de ar mais baixa em que o mundo vegetal e animal, incluindo o homem, existe. Está localizado entre a superfície do planeta e a estratosfera. Entre eles há uma tropopausa - uma camada de transição.

Na troposfera, 80% do ar atmosférico total está concentrado e mais de 50% do ar respirável está localizado a até cinco quilômetros acima do solo. Por esta razão, a este nível, torna-se difícil para uma pessoa não treinada respirar.

Que fenômenos ocorrem na troposfera: descrição, composição, altitude e temperatura - O meio ambiente 2022 (1)

Com uma altura relativamente pequena dessa camada, ela é muito influenciada pelos processos que ocorrem no solo. Este é o retorno para a atmosfera de energia térmica da Terra, bem como umidade e suspensões (poeira, sal marinho, esporos de plantas e assim por diante). Aqui está quase todo o vapor, nuvens se formam, carregando chuva, neve e granizo e o vento surge.

Parâmetros Físicos

A altura, composição e temperatura da troposfera, bem como umidade e pressão, são seus parâmetros físicos mais importantes.

(Video) ATMOSFERA E SUAS CAMADAS | Resumo de Geografia para o Enem

A altura da camada sob consideração é igual a:

  • 8-12 quilômetros acima dos pólos;
  • nas latitudes médias 10-12 km;
  • no equador cerca de 18 km.

Nesse intervalo, o movimento contínuo dos fluxos de ar, que podem se mover horizontalmente e verticalmente, é realizado. Como pode ser visto, a espessura diminui na direção do equador para os pólos.

A composição do gás atmosférico não muda e é representada por oxigênio e nitrogênio. A pressão e a densidade do ar, assim como a concentração de umidade, diminuem com a altura. O vapor de água ocorre devido à volatilização do fluido dos mares e oceanos.

Que fenômenos ocorrem na troposfera: descrição, composição, altitude e temperatura - O meio ambiente 2022 (2)

O ar muda com a altura: esfria e fica mais rarefeito. A temperatura diminui a uma velocidade de 0, 65 graus / 100 metros e atinge -55 ° no limite superior da troposfera. A parada da diminuição da temperatura serve como o limite superior dessa camada. Assim, com o aumento da temperatura diminui gradualmente, e o ar é aquecido a partir do solo (bottom-up).

Efeito estufa

A camada superficial da atmosfera é um habitat para pessoas, flora e fauna. Aqui o vento mais fraco e alta umidade, contém uma grande quantidade de poeira, voando microorganismos e várias partículas suspensas.

(Video) AULA ELEMENTOS E FATORES CLIMÁTICOS - GEOGRAFIA - ELEMENTOS, FATORES, ALTITUDE, LATITUDE

Os raios do sol atravessam facilmente o ar e aquecem o solo. O calor irradiado pela terra é acumulado na troposfera, enquanto o dióxido de carbono, o metano e o vapor de água retêm o calor. Este processo de aquecimento da terra e retenção de ar e calor na troposfera é chamado de efeito estufa.

Que fenômenos ocorrem na troposfera: descrição, composição, altitude e temperatura - O meio ambiente 2022 (3)

Nas últimas décadas, a comunidade mundial está preocupada com esse problema, pois leva ao aquecimento global. Sabendo o que acontece na troposfera, a humanidade pode tentar reduzir o impacto negativo no ambiente, incluindo a atmosfera.

Fenômenos característicos

O tema "Que fenômenos ocorrem na troposfera" - 6 turmas do currículo escolar. É no ensino médio que os alunos entendem que a troposfera é uma camada atmosférica extremamente importante na qual fenômenos naturais são formados e ocorrendo, afetando a existência de pessoas e outros organismos vivos. Portanto, essa camada da atmosfera é cuidadosamente estudada por especialistas mundiais. É na troposfera que há várias mudanças climáticas, que são monitoradas, entre outras coisas, por meio de estações meteorológicas e sondas meteorológicas.

Que fenômenos ocorrem na troposfera: descrição, composição, altitude e temperatura - O meio ambiente 2022 (4)

Os processos usuais para esta área são representados pela formação de ventos, nuvens e precipitação. Além disso, trovoadas, nevoeiros, tempestades de poeira e nevascas ocorrem. Menos comuns são eventos catastróficos: inundações, furacões e outras anomalias climáticas.

Que fenômenos ocorrem na troposfera podem ser vistos no exemplo do orvalho comum, que é formado na estação quente da manhã. Com um estalo de frio, uma fina camada de cristais de gelo aparece em seu lugar.

(Video) Alterações climáticas e ação humana – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental

Quando o solo esfria, o resfriamento do ar da superfície começa. Em contato com a camada superior do solo, o vapor de água presente na troposfera começa a se condensar e o orvalho aparece. A taxa de sua ocorrência é diretamente proporcional à diminuição da temperatura do solo. O orvalho mais abundante ocorre no cinturão tropical, pois há uma umidade muito alta e a duração das noites durante as quais ocorre o resfriamento ativo da superfície da Terra. Como resultado, a umidade da manhã se condensa muito intensamente.

Além disso, um fenômeno meteorológico característico é o nevoeiro: um acúmulo de produtos condensados ​​perto da superfície da Terra. Resulta do contato do ar resfriado com o quente. É importante que a umidade relativa do ar seja muito alta - mais de 85%.

Movimento de massas de ar

Entre os fenômenos que ocorrem na troposfera, um dos mais comuns é o vento - um fluxo de ar que se move rapidamente ao longo da superfície da Terra. A fonte do vento é a distribuição desigual da pressão atmosférica. Quando a velocidade do fluxo de ar aumenta, tornados, tornados e furacões podem se formar.

Que fenômenos ocorrem na troposfera: descrição, composição, altitude e temperatura - O meio ambiente 2022 (5)

Os volumes de ar colossais da troposfera, que possuem as mesmas características, são chamados de massas de ar. Eles são dependentes das áreas onde eles são formados. Ao mover as massas de ar por muito tempo, não altere suas características. Em contato, diferentes correntes de ar reagem umas com as outras. Estas duas características determinam as condições meteorológicas em vários locais. O impacto das correntes de ar um sobre o outro dá origem ao surgimento de vórtices atmosféricos em movimento no céu - ciclones e anticiclones.

O ciclone é chamado de enorme redemoinho com baixa pressão atmosférica no centro. O diâmetro do ciclone pode atingir vários milhares de quilômetros. Quando o ciclone é geralmente mau tempo com ventos fortes e precipitação. Anticiclone é um redemoinho gigante com alta pressão atmosférica, transportando bom tempo: poucas nuvens, pouco vento, sem precipitação.

(Video) Operação 👮 PM BA | 👨‍🚒 CBM BA - Geografia - Problemas Ambientais - Profª Amanda

Fenómenos atmosféricos perigosos

Que fenômenos ocorrem na troposfera também podem ser considerados no exemplo de fenômenos climáticos perigosos. O perigo está no fato de que eles podem causar danos significativos às terras agrícolas, ao bem-estar dos países e ao ambiente natural como um todo. Além disso, desastres naturais ameaçam a vida e a saúde de pessoas e animais.

Por exemplo, um fenômeno atmosférico perigoso é uma tempestade. Este é um fenômeno no qual descargas elétricas aparecem nas nuvens ou entre uma nuvem e a superfície da terra - relâmpagos acompanhados de trovões.

Que fenômenos ocorrem na troposfera: descrição, composição, altitude e temperatura - O meio ambiente 2022 (6)

O raio é uma faísca de eletricidade que se acumulou no ar. O trovão é formado como resultado do processo, quando o ar muito aquecido e instantaneamente em expansão perto do raio provoca o nascimento de ondas sonoras. Refletindo a partir de vários obstáculos (nuvens e objetos no chão), essas ondas criam um eco - um trovão. Geralmente uma tempestade ocorre em nuvens cumulus maciças e é perigosa por chuva forte, granizo, vento de tempestade, relâmpago.

Arco-íris

Na natureza, existem não apenas fenômenos atmosféricos perigosos, mas também fenômenos bonitos e agradáveis ​​ao olho. Por exemplo, um arco-íris é um fenômeno que pode ser visto quando o Sol ilumina um grande número de chuvas. Parece ao observador um arco multicolorido ou círculo, no qual há sete cores, fluindo gradualmente entre si. A causa do arco-íris é a luz solar, decomposta em componentes.

Um arco-íris pode ser visto se o sol brilhar com a chuva. Mas você precisa estar exatamente entre o sol e a chuva, com o corpo celestial para trás e a chuva à frente. Ao mesmo tempo, ver o sol e o arco-íris não vai funcionar. A intensidade das cores e o tamanho das bandas do milagre das sete cores são determinados pelo tamanho e número de gotículas de água. Quanto mais gotas, o arco-íris já está e mais brilhante. Portanto, depois de uma tempestade com chuva, um arco-íris brilhante e estreito aparece.

(Video) A dinâmica da atmosfera: elementos e fatores, classificação e tipos de climas | PROFESSOR MAYKE

FAQs

Que fenômenos acontecem na troposfera? ›

É na troposfera que ocorre a formação de chuvas, relâmpagos, nuvens e poluição do ar. O significado de troposfera vem do grego "tropos" e quer dizer mudança.

Qual é a composição da troposfera? ›

Composição da troposfera

Essa camada é composta, majoritariamente, por gases como o Oxigênio – O2 – e o Nitrogênio – N2 -, por exemplo, além de ser composta também por vapor de água.

Qual é a temperatura da troposfera? ›

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a temperatura diminui, atingindo -60 °C no ponto mais alto. Nessa camada ocorre a formação das nuvens e das chuvas.

Quais são as principais características da troposfera? ›

As principais características da troposfera são: É a camada mais densa da atmosfera; Quanto maior a altitude da camada menor é a temperatura, que diminui cerca de 6,5 ºC por km; Quanto maior a altitude menor é a concentração dos gases, pois a troposfera concentra 75% de todo ar da atmosfera.

Porque é que na troposfera a temperatura diminui com a altitude? ›

A razão principal para esta diminuição da temperatura na troposfera se deve a que a energia solar que chega ao solo é em grande parte absorvida, aquecendo-o e por consequência o ar próximo também, produzindo correntes de convecção, além de haver reemissão parcial de energia radiante na faixa de infravermelho de onda ...

O que é troposfera resposta? ›

A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.

Qual é a temperatura da estratosfera? ›

Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base ao ponte de congelamento na parte de cima. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioleta do Sol.

Qual a importância da troposfera para a vida no planeta? ›

Troposfera. A primeira delas, conhecida como Troposfera, representa a camada de maior importância para os seres vivos, visto que fornece gases essenciais para sua manutenção e sobrevivência.

Porque as temperaturas na troposfera são tão frias? ›

Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.

O que é a camada troposfera? ›

Troposfera: é a camada mais próxima da crosta terrestre. Nela, encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais. Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico.

Qual radiação aquece a troposfera? ›

As diferenças nos comportamentos da temperatura nas diferentes camadas têm origem basicamente na forma com que cada uma é aquecida. Assim, a Troposfera, que recebe calor principalmente do solo, através de radiação infravermelha refletida do Sol, é mais quente na sua base do que em maiores altitudes.

Qual é a altura da estratosfera? ›

A estratosfera é a segunda maior camada da atmosfera terrestre, situada entre a troposfera e a mesosfera. Ela encontra-se a 50 km de altitude a partir da superfície e abriga a camada de ozônio.

Por que a troposfera é descrita como sendo a camada da atmosfera produtora do clima? ›

É a camada da atmosfera mais baixa, logo é a em que vivemos. Principais características da troposfera: - Concentra cerca de ¾ dos gases presentes na atmosfera terrestre e quase a totalidade do vapor de água. - Nesta camada ocorrem os fenômenos climáticos (chuva, geada, vento, neve, furacões entre outros).

Qual é a camada da atmosfera em que vivemos? ›

A troposfera é a camada mais próxima da superfície terrestre, é o que vemos como céu e onde vivemos. É nessa camada que praticamente todos os fenômenos climáticos ocorrem, e também onde as nuvens se formam. Conforme avança-se verticalmente na troposfera, a temperatura e a pressão do ar caem.

Qual é a camada da atmosfera mais fria? ›

Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos.

Quais são os fenômenos que ocorrem na mesosfera? ›

Assim, a mesosfera é considerada a camada mais fria da atmosfera. Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar. É nessa camada que taqmbém ocorre o fenômeno conhecido como “estrela cadente.”

Que fenômenos atmosféricos ocorrem na mesosfera? ›

Mesosfera

É, por isso, considerada a mais fria entre as camadas da atmosfera. Essa redução de temperatura deve-se ao fato de que, na mesosfera, há baixa concentração de moléculas em decorrência da redução do calor que provém da camada de ozônio. Quanto mais se eleva a altitude, mais o ar torna-se rarefeito.

Qual a importância da troposfera para a vida no planeta? ›

Troposfera. A primeira delas, conhecida como Troposfera, representa a camada de maior importância para os seres vivos, visto que fornece gases essenciais para sua manutenção e sobrevivência.

Qual a importância da troposfera na geografia? ›

É na troposfera que ocorrem os fenômenos climáticos, como as chuvas, a formação de nuvens, relâmpagos, neve etc., além de ser onde ocorre, também, a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada. Aqui também se se concentra 80% da umidade e 80% dos gases que compõem a atmosfera.

Videos

1. Live: Especial Barro Branco (APMBB_CFO) - Problemas Ambientais e Conferências do Meio Ambiente
(Respeita a Geografia - Prof. Éder Diego)
2. QUÍMICA AMBIENTAL | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA
(Descomplica)
3. Geografia - Clima - A Atmosfera para o Enem e Vestibulares
(Stoodi)
4. Meio Ambiente - Biologia e Química | Aula demostrativa Foca na Medicina
(QG do Enem - ENEM 2022)
5. Aula ao Vivo: Especial EsPCEx 2020: Clima
(Respeita a Geografia - Prof. Éder Diego)
6. O EFEITO ESTUFA É RUIM PARA O PLANETA? | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA
(Descomplica)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Frankie Dare

Last Updated: 11/13/2022

Views: 6511

Rating: 4.2 / 5 (73 voted)

Reviews: 80% of readers found this page helpful

Author information

Name: Frankie Dare

Birthday: 2000-01-27

Address: Suite 313 45115 Caridad Freeway, Port Barabaraville, MS 66713

Phone: +3769542039359

Job: Sales Manager

Hobby: Baton twirling, Stand-up comedy, Leather crafting, Rugby, tabletop games, Jigsaw puzzles, Air sports

Introduction: My name is Frankie Dare, I am a funny, beautiful, proud, fair, pleasant, cheerful, enthusiastic person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.